25 de fevereiro de 2009

EXPOSIÇÃO SOBRE A ÉPOCA MEDIEVAL






A Biblioteca apresentou aos seus utentes, na semana de 16 a 20 de Fevereiro, uma exposição de livros e materiais audiovisuais ligados à época medieval. Os alunos puderam folhear livros, ouvir músicas medievais, ler e ouvir contos e lendas, navegar em sites de jogos com personagens medievais e os mais pequenos puderam ainda realizar actividades de construção de figuras em papel e plasticina/gesso como princesas, reis e cavaleiros ou ainda pintar imagens de bobos, rainhas, castelos, etc. Um questionário permitiu aos mais crescidos porem à prova os seus conhecimentos sobre a época. Esta exposição surgiu no sentido de enquadrar o tema escolhido para o Carnaval deste ano:”A época Medieval” e que teve o seu ponto culminante com o desfile das escolas em Castelo Branco, no dia 20.
Os alunos da turma A do 5º ano, ainda realizaram um concurso de castelos medievais. Todos os colegas da escola foram convidados a votar no seu castelo preferido.

2 de fevereiro de 2009

Cartaz - Cinema à Quarta - mês de Fevereiro





Está aí o Carnaval à porta!
E porque a temática deste ano será "A IDADE MÉDIA", os filmes deste mês serão, eles também dedicados a esta nobre época da História.

Dia 04 de Fevereiro: "Resgate no tempo"
Numa bela região francesa, cheia de História, o professor Johnston e os seus alunos de Arqueologia trabalham para trazer à luz do dia as ruínas de um castelo do século XIV. Quando o professor se ausenta para visitar a sede da empresa que financia as escavações, os seus alunos descobrem uma câmara selada há 600 anos, onde encontram um pedido de socorro, datado de 2 de Abril de 1357, escrito pelo próprio professor Johnston! Deslocando-se também eles à sede da empresa, descobrem que esta possui uma máquina do tempo que levou o professor para o meio da Guerra dos Cem Anos! Conseguirão os alunos viajar ao século XIV, resgatar o professor e regressar inteiros ao século XXI?

Dia 11 de Fevereiro : "Tristão e Isolda"
Na Europa da Idade Média, tribos lutam pelo poder após a queda do império romano. Tristão tem toda sua família assassinada por conspiradores, que sabotam o plano de seu pai de unificar a Inglaterra. Ele é adotado por seu tio, Lorde Marke, e vira seu maior guerreiro, dando continuidade aos planos de seu pai.
Ferido em combate, Tristão é dado como morto e jogado ao mar em um enterro Viking. Ele é resgatado e tratado em segredo pela bela Isolda, por quem se apaixona. O casal troca juras de amor, mas não os seus nomes. Tristão deixa a praia e volta para sua terra, sem saber que Isolda é filha de Donnchadh, o rei Irlandês, seu principal inimigo.
Donnchadh organiza um campeonato de lutas até a morte, cujo prêmio é a mão de sua filha. Tristão tem a chance de fazer de Lorde Marke um novo rei e realizar o sonho de seu falecido pai ao unir Inglaterra e Irlanda. Tristão ganha Isolda para seu tio, mas o amor deles é maior do que a força da guerra. Por mais que neguem sua paixão, por mais ela arde. Tristão e Isolda se esforçam em ficar separados, mas são atraídos um ao outro, arriscando tudo por um último momento juntos.

Dia 18 de Fevereiro : " O cavaleiro negro"
Jamal Walker (MARTIN LAWRENCE), um rapaz de rua, tem grandes planos, mas por enquanto está preso a um emprego sem futuro num parque de dedicado aos temas medievais. Após um acidente no trabalho, Jamal é transportado no tempo e, de súbito, vê-se na Inglaterra do século XIV - um mundo de cavaleiros de armadura reluzente com um rei pérfido e donzelas em apuros. A Idade Média não voltará a ser a mesma, depois de Jamal utilizar os seus truques e atitudes de rua típicos do Século XX para ajudar um cavaleiro caído em desgraça e uma linda mulher a derrotarem o vil rei.