16 de dezembro de 2008

Dezembro...o Natal está à porta!



Livro do mês

Recomendamos, este mês, como leitura para o período de interrupção lectiva o livro de Alice Vieira, 2 histórias de Natal, com ilustrações de João Caetano.

MISTÉRIOS DE NATAL e A PRIMEIRA PRENDA DO PAI NATAL , são as duas histórias que encontrarás neste maravilhoso livro de Alice Vieira. Eis um excerto de uma dessas histórias: «O Pai Natal acordou muito cedo. Olhou para o lado: a Mãe Natal ainda dormia. Levantou-se com muito cuidado (se ela acordava de repente ficava impossível de aturar) e, em bicos de pés, foi até à porta da rua. Abriu-a muito devagar e lançou os olhos, ainda vagamente piscos de sono, pela imensidão gelada à sua frente. Neve, neve e nada mais além de neve. Uma brancura que até fazia arder a vista.
- Ainda não é desta … – mu
rmurou desanimado.
Voltou a fechar a porta e sentiu-se muito cansado.
- Mas por que é que, em todo o mundo, só eu é que não tenho direito a receber um presente de Natal? – murmurou, olhando a lista que a Mãe Natal lhe tinha deixado em cima da mesa, para que não se esquecesse
de nada.
Até ela, até ela tinha direito à sua prenda. Durante muitos anos, limitara-se a pedir “umas luvas de lã, pois tenho sempre as mãos enregeladas”. Mas ao fim de
tantos anos já não havia gavetas que chegassem para guardar as luvas – e as mãos continuavam enregeladas …»

UMA BOA LEITURA!!



Palestra sobre " Saúde Ocupacional"

No dia 16 de Dezembro, na nossa Biblioteca, os alunos do Curso de Educação e Formação de electricista de Instalações e os alunos do 3º Ciclo assistiram a uma palestra sobre "Saúde Ocupacional" no âmbito do projecto " Trabalho Seguro Melhor Futuro".

2 de dezembro de 2008

Retrospectiva de Novembro


Novembro passou a correr e este mês destacou-se com as sessões de cinema que retomámos à quarta-feira à tarde. Foram projectados quatro filmes: "A casa Fantasma"; "Inês de Portugal" "Ratatui" e " O estranho mundo de Jack". A adesão ao visionamento dos filmes foi óptima e permitiu aos alunos de várias idades conviver no espaço da BE/CR.

De destacar ainda a nossa leitora do mês: Catarina Alexandre Martins dos Santos, do 3º ano, a quem temos de dar os parabéns por ter lido 5 obras durante o mês de Novembro e por ser uma frequentadora assídua do nosso espaço.

EM DESTAQUE NO INÍCIO DE DEZEMBRO: A NÃO PERDER!!!!

A feira do Livro, organizada pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Biblioteca escolar e que inicialmente iria decorrer de 2 a 5 de Dezembro, viu o seu prazo prolongado até 11 de Dezembro.

19 de novembro de 2008

Retrospectiva de Outubro


Iniciámos hoje uma nova etapa na divulgação das actividades da nossa Biblioteca Escolar.
A partir de agora poderão, neste blogue, descobrir novos concursos (PNL e outros) e os seus resultados, exposições de trabalhos, divulgação do filme da semana, actividades da Biblioteca, novidades nos livros, o leitor do mês e muitas mais informações que irão surgindo.
Mas comecemos por uma pequena retrospectiva do passado mês de Outubro.



OUTUBRO, MÊS INTERNACIONAL DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES

O dia 27 de Outubro foi um dia diferente na nossa BE/CRE. De facto, tivemos animação e muita correria...pois claro, fazer um biblio-papper sem azáfama seria impossível. Mas no meio de tanta agitação, os alunos (re)descobriram a biblioteca e os seus recantos. As turmas do 5ºA e 6ºA participaram neste jogo de pistas com muito afinco e alegria. Saíram vencedoras quatro meninas do 6º A : Cristiana Goulão, Ana Pereira, Rute Silva e Inês Pereira.
Os alunos do 1º Ciclo também visitaram o espaço da Biblioteca e ouviram histórias mágicas e de encantar. Os nossos pequeninos (pré-escolar) também foram contemplados com a leitura dramatizada de "O Gato adormecido" de Judy Allen. E como estávamos em véspera de Halloween, foi projectado o filme "Harry Potter e o Cálice de Fogo" para os alunos que quiseram assistir. Para os mais crescidos, foi lançado o concurso poético " O amor no tempo" do qual sairam vencedores ex-equo dois alunos do 8ºA, Ana Carolina Veríssimo e Nélson Domingues.