5 de janeiro de 2009

Um excelente 2009!

Um novo ano iniciou e um novo período está à porta. Desejamos a todos os nossos leitores e aos seus familiares que este ano de 2009 esteja repleto de óptimas leituras, alegrias, felicidades e boa disposição. Estes são os votos de esperança de toda a equipa da nossa BE/CRE.


Iniciamos este 2º período com o cartaz cinematográfico para o mês de Janeiro. Os alunos poderão ver à quarta-feira, e ao longo do mês, os seguintes filmes:

Dia 7 de Janeiro : "A bússola Dourada" adaptado do 1º livro da trilogia "Fronteiras do Universo" , de Philip Pullman, conta a história de um mundo paralelo ao nosso, onde o Norte é comandado por bruxas, onde ursos polares gigantes são guerreiros, onde cada pessoa tem o seu "daemon" (uma espécie de espírito animal) e o mundo é comandado pelo Magistério , que só tem medo de uma coisa que possa atrapalhar os seus planos, a bússola de ouro, e da criança destinada a ela, Lira. Existirão outros mundos diferentes deste? Isso é outra aventura.
Poderás encontrar e requisitar os três livros da trilogia aqui na tua Biblioteca.

Dia 14 de Janeiro : " O segredo de Terabítia", adaptação cinematográfica do bestseller de Katerine Paterson conta a história de dois novos amigos, com dificuldades de integração na escola, que criam um mundo secreto habitado por ogres, gigantes e outras fantásticas criaturas...Esta é uma história sobre a importância da amizade e do infinito poder da imaginação.

Dia 21 de Janeiro : " Eragon", adaptação da obra de Christopher Paolini, que poderás encontrar na nossa Biblioteca, conta a história de um jovem adolescente que descobre uma misteriosa pedra azul que é, na realidade, o ovo de um dragão. A partir desse dia a vida dele irá mudar totalmente e ele viverá uma maravilhosa aventura para salvar o reino da sombra e da tirania do maléfico rei Galbatorix.

Dia 28 de Janeiro : " Astérix e os Vikings", adaptação da banda Desenhada de René Goscinny e Albert Uderzo. É mais uma aventura à gaulesa para Astérix e Obélix, no reino dos Vikings. E estes Vikings são loucos!!!

16 de dezembro de 2008

Dezembro...o Natal está à porta!



Livro do mês

Recomendamos, este mês, como leitura para o período de interrupção lectiva o livro de Alice Vieira, 2 histórias de Natal, com ilustrações de João Caetano.

MISTÉRIOS DE NATAL e A PRIMEIRA PRENDA DO PAI NATAL , são as duas histórias que encontrarás neste maravilhoso livro de Alice Vieira. Eis um excerto de uma dessas histórias: «O Pai Natal acordou muito cedo. Olhou para o lado: a Mãe Natal ainda dormia. Levantou-se com muito cuidado (se ela acordava de repente ficava impossível de aturar) e, em bicos de pés, foi até à porta da rua. Abriu-a muito devagar e lançou os olhos, ainda vagamente piscos de sono, pela imensidão gelada à sua frente. Neve, neve e nada mais além de neve. Uma brancura que até fazia arder a vista.
- Ainda não é desta … – mu
rmurou desanimado.
Voltou a fechar a porta e sentiu-se muito cansado.
- Mas por que é que, em todo o mundo, só eu é que não tenho direito a receber um presente de Natal? – murmurou, olhando a lista que a Mãe Natal lhe tinha deixado em cima da mesa, para que não se esquecesse
de nada.
Até ela, até ela tinha direito à sua prenda. Durante muitos anos, limitara-se a pedir “umas luvas de lã, pois tenho sempre as mãos enregeladas”. Mas ao fim de
tantos anos já não havia gavetas que chegassem para guardar as luvas – e as mãos continuavam enregeladas …»

UMA BOA LEITURA!!



Palestra sobre " Saúde Ocupacional"

No dia 16 de Dezembro, na nossa Biblioteca, os alunos do Curso de Educação e Formação de electricista de Instalações e os alunos do 3º Ciclo assistiram a uma palestra sobre "Saúde Ocupacional" no âmbito do projecto " Trabalho Seguro Melhor Futuro".

2 de dezembro de 2008

Retrospectiva de Novembro


Novembro passou a correr e este mês destacou-se com as sessões de cinema que retomámos à quarta-feira à tarde. Foram projectados quatro filmes: "A casa Fantasma"; "Inês de Portugal" "Ratatui" e " O estranho mundo de Jack". A adesão ao visionamento dos filmes foi óptima e permitiu aos alunos de várias idades conviver no espaço da BE/CR.

De destacar ainda a nossa leitora do mês: Catarina Alexandre Martins dos Santos, do 3º ano, a quem temos de dar os parabéns por ter lido 5 obras durante o mês de Novembro e por ser uma frequentadora assídua do nosso espaço.

EM DESTAQUE NO INÍCIO DE DEZEMBRO: A NÃO PERDER!!!!

A feira do Livro, organizada pelo Departamento de Línguas em colaboração com a Biblioteca escolar e que inicialmente iria decorrer de 2 a 5 de Dezembro, viu o seu prazo prolongado até 11 de Dezembro.