28 de janeiro de 2009

História colectiva escrita pelos alunos do 8ºA

A Guardiã do subsolo

Era uma vez, dois amigos, o Mokas e a Dourada. Viviam num vale encantado e pouco povoado. Todos os dias, iam apanhar amoras e cogumelos no meio do bosque.
Um dia, à tarde, quando iam para o bosque, encontraram uma Águia ferida e trataram dela. Passado uns dias, a águia recuperou e como era uma águia mágica, travou laços de amizade com as duas crianças. Encontraram-se dia após dia.
Mas uma vez, as duas crianças caíram num poço. A águia quando andava nas suas rondas viu o que aconteceu e foi espreitar como estavam. Quando lá chegou, o caso era pior do que aquilo que ela pensava, pois eles estavam presos num ramo que estava quase a cair. E acabaram mesmo por cair no fundo do poço, mas felizmente apenas ficaram com algumas nódoas negras. Eles encontraram uma abertura bastante inquietante e sinistra no fundo e, não podendo subir pelas pedras do poço, resolveram entrar nela. Repararam numa luz ao longe e avançaram chegando a uma espécie de caverna onde se encontrava um talhante, de avental, a cortar o que parecia carne. Então, dirigiram-se até ele e perguntaram-lhe onde estavam.
O homem, sorrindo maleficamente, disse-lhes que não sabia. Os dois meninos ficaram assustados e pensaram numa forma de sair dali. Sentiram uma ligeira corrente de ar que parecia vir da parte mais escura da caverna. Quando se dirigiam para lá, o Talhante começou a correr atrás deles com uma faca na mão. O Mokas e a Dourada começaram a gritar e a correr. O Talhante, furioso, perseguiu-os. Finalmente, encontraram uma saída que desembocou numa floresta do mais estranho que já tinham visto.
Podiam ver cogumelos voadores e plantas que pareciam vivas. Ao verem tudo isso, perguntaram-se que lugar seria aquele, com um rio de chocolate e árvores que pareciam ser de algodão doce. O Talhante, atrás deles, ganhava terreno, mas subitamente parou de forma inexplicável e começou a comer um pouco de tudo sem parar, não conseguindo resistir a tais delícias.
Aproveitando o que acontecera, as crianças aventuraram-se ainda mais na floresta. Ao longo daquela imensa fuga, por fim, encontraram um portal mágico, com uma luz intensa que quase os cegou. Dentro do portal conseguiram ver a sua amiga águia que lhes disse: “- Cá estão vocês, meus amigos! Tomei a liberdade de criar esta floresta para que pudessem fugir do Talhante, que na realidade é um homem muito mau que está condenado a viver nas profundezas da terra. Agora que estão livres, vou revelar-vos um grande segredo: Eu sou uma águia mágica e sou a guardiã do Talhante que por castigo deixei ficar submerso na solidão do poço. Agora, dei-lhe uma fome insaciável para vos ajudar a fugir, mas o feitiço está quase a acabar. Esta é a forma que encontrei para vos agradecer pelo que fizeram por mim, por terem sido bons e por não me terem matado.”
Entretanto o Talhante, ainda a mastigar, apareceu nas costas dos heróis ainda de faca na mão e com um ar feroz. Numa troca de olhares, a Dourada e o Mokas entenderam que só poderiam resolver o problema com luta. Quando se preparavam a enfrentar o horrível Talhante, uma luz muito forte pareceu cegar o atacante e as crianças sentiram-se a ser sugadas para o portal. Mais uma vez, a Águia mágica tinha, com um passe de magia, salvo Dourada e Mokas das garras do Talhante que ficou preso no submundo. Quanto às crianças acordaram milagrosamente na relva frente à sua casa na floresta.
Desde este dia, a sua casa transformou-se num pequeno hospital para animais onde todos os habitantes da floresta são bem-vindos e curados de graça, em honra da Águia mágica que os salvou.
Texto Colectivo da turma A do 8º ano (Janeiro 2009)

5 de janeiro de 2009

Um excelente 2009!

Um novo ano iniciou e um novo período está à porta. Desejamos a todos os nossos leitores e aos seus familiares que este ano de 2009 esteja repleto de óptimas leituras, alegrias, felicidades e boa disposição. Estes são os votos de esperança de toda a equipa da nossa BE/CRE.


Iniciamos este 2º período com o cartaz cinematográfico para o mês de Janeiro. Os alunos poderão ver à quarta-feira, e ao longo do mês, os seguintes filmes:

Dia 7 de Janeiro : "A bússola Dourada" adaptado do 1º livro da trilogia "Fronteiras do Universo" , de Philip Pullman, conta a história de um mundo paralelo ao nosso, onde o Norte é comandado por bruxas, onde ursos polares gigantes são guerreiros, onde cada pessoa tem o seu "daemon" (uma espécie de espírito animal) e o mundo é comandado pelo Magistério , que só tem medo de uma coisa que possa atrapalhar os seus planos, a bússola de ouro, e da criança destinada a ela, Lira. Existirão outros mundos diferentes deste? Isso é outra aventura.
Poderás encontrar e requisitar os três livros da trilogia aqui na tua Biblioteca.

Dia 14 de Janeiro : " O segredo de Terabítia", adaptação cinematográfica do bestseller de Katerine Paterson conta a história de dois novos amigos, com dificuldades de integração na escola, que criam um mundo secreto habitado por ogres, gigantes e outras fantásticas criaturas...Esta é uma história sobre a importância da amizade e do infinito poder da imaginação.

Dia 21 de Janeiro : " Eragon", adaptação da obra de Christopher Paolini, que poderás encontrar na nossa Biblioteca, conta a história de um jovem adolescente que descobre uma misteriosa pedra azul que é, na realidade, o ovo de um dragão. A partir desse dia a vida dele irá mudar totalmente e ele viverá uma maravilhosa aventura para salvar o reino da sombra e da tirania do maléfico rei Galbatorix.

Dia 28 de Janeiro : " Astérix e os Vikings", adaptação da banda Desenhada de René Goscinny e Albert Uderzo. É mais uma aventura à gaulesa para Astérix e Obélix, no reino dos Vikings. E estes Vikings são loucos!!!

16 de dezembro de 2008

Dezembro...o Natal está à porta!



Livro do mês

Recomendamos, este mês, como leitura para o período de interrupção lectiva o livro de Alice Vieira, 2 histórias de Natal, com ilustrações de João Caetano.

MISTÉRIOS DE NATAL e A PRIMEIRA PRENDA DO PAI NATAL , são as duas histórias que encontrarás neste maravilhoso livro de Alice Vieira. Eis um excerto de uma dessas histórias: «O Pai Natal acordou muito cedo. Olhou para o lado: a Mãe Natal ainda dormia. Levantou-se com muito cuidado (se ela acordava de repente ficava impossível de aturar) e, em bicos de pés, foi até à porta da rua. Abriu-a muito devagar e lançou os olhos, ainda vagamente piscos de sono, pela imensidão gelada à sua frente. Neve, neve e nada mais além de neve. Uma brancura que até fazia arder a vista.
- Ainda não é desta … – mu
rmurou desanimado.
Voltou a fechar a porta e sentiu-se muito cansado.
- Mas por que é que, em todo o mundo, só eu é que não tenho direito a receber um presente de Natal? – murmurou, olhando a lista que a Mãe Natal lhe tinha deixado em cima da mesa, para que não se esquecesse
de nada.
Até ela, até ela tinha direito à sua prenda. Durante muitos anos, limitara-se a pedir “umas luvas de lã, pois tenho sempre as mãos enregeladas”. Mas ao fim de
tantos anos já não havia gavetas que chegassem para guardar as luvas – e as mãos continuavam enregeladas …»

UMA BOA LEITURA!!



Palestra sobre " Saúde Ocupacional"

No dia 16 de Dezembro, na nossa Biblioteca, os alunos do Curso de Educação e Formação de electricista de Instalações e os alunos do 3º Ciclo assistiram a uma palestra sobre "Saúde Ocupacional" no âmbito do projecto " Trabalho Seguro Melhor Futuro".