2 de fevereiro de 2009

Cartaz - Cinema à Quarta - mês de Fevereiro





Está aí o Carnaval à porta!
E porque a temática deste ano será "A IDADE MÉDIA", os filmes deste mês serão, eles também dedicados a esta nobre época da História.

Dia 04 de Fevereiro: "Resgate no tempo"
Numa bela região francesa, cheia de História, o professor Johnston e os seus alunos de Arqueologia trabalham para trazer à luz do dia as ruínas de um castelo do século XIV. Quando o professor se ausenta para visitar a sede da empresa que financia as escavações, os seus alunos descobrem uma câmara selada há 600 anos, onde encontram um pedido de socorro, datado de 2 de Abril de 1357, escrito pelo próprio professor Johnston! Deslocando-se também eles à sede da empresa, descobrem que esta possui uma máquina do tempo que levou o professor para o meio da Guerra dos Cem Anos! Conseguirão os alunos viajar ao século XIV, resgatar o professor e regressar inteiros ao século XXI?

Dia 11 de Fevereiro : "Tristão e Isolda"
Na Europa da Idade Média, tribos lutam pelo poder após a queda do império romano. Tristão tem toda sua família assassinada por conspiradores, que sabotam o plano de seu pai de unificar a Inglaterra. Ele é adotado por seu tio, Lorde Marke, e vira seu maior guerreiro, dando continuidade aos planos de seu pai.
Ferido em combate, Tristão é dado como morto e jogado ao mar em um enterro Viking. Ele é resgatado e tratado em segredo pela bela Isolda, por quem se apaixona. O casal troca juras de amor, mas não os seus nomes. Tristão deixa a praia e volta para sua terra, sem saber que Isolda é filha de Donnchadh, o rei Irlandês, seu principal inimigo.
Donnchadh organiza um campeonato de lutas até a morte, cujo prêmio é a mão de sua filha. Tristão tem a chance de fazer de Lorde Marke um novo rei e realizar o sonho de seu falecido pai ao unir Inglaterra e Irlanda. Tristão ganha Isolda para seu tio, mas o amor deles é maior do que a força da guerra. Por mais que neguem sua paixão, por mais ela arde. Tristão e Isolda se esforçam em ficar separados, mas são atraídos um ao outro, arriscando tudo por um último momento juntos.

Dia 18 de Fevereiro : " O cavaleiro negro"
Jamal Walker (MARTIN LAWRENCE), um rapaz de rua, tem grandes planos, mas por enquanto está preso a um emprego sem futuro num parque de dedicado aos temas medievais. Após um acidente no trabalho, Jamal é transportado no tempo e, de súbito, vê-se na Inglaterra do século XIV - um mundo de cavaleiros de armadura reluzente com um rei pérfido e donzelas em apuros. A Idade Média não voltará a ser a mesma, depois de Jamal utilizar os seus truques e atitudes de rua típicos do Século XX para ajudar um cavaleiro caído em desgraça e uma linda mulher a derrotarem o vil rei.

31 de janeiro de 2009

3º ano vence concurso do Forum de Castelo Branco


O Centro Comercial Forum Castelo Branco desafiou, em Dezembro as escolas do 1.º ciclo do concelho a escrever e ilustrar a mais bonita história de Natal no âmbito do concurso de escolas “Magia do Faz de Conta” . Os trabalhos estiveram expostos durante vários dias no centro comercial, na época natalícia.
A nossa Escola Básica Integrada de São Vicente da Beira foi a feliz vencedora. O trabalho, apresentado em três dimensões pelos alunos do 3º ano do 1º Ciclo, conquistou a preferência do júri do concurso. Por isso a nossa escola recebeu na passada quinta feira, 28 de Janeiro, a Biblioteca Mágica, construída com os livros oferecidos pelos visitantes do Forum e a Porto Editora.
O livro “Gui e a descoberta da magia do faz de conta”, oferecido pelo Pai Natal, convidou as crianças a colocarem livros novos ou usados nas Bibliotecas Mágicas, que agora estão disponíveis para serem lidos na BECRE da nossa escola de S. Vicente da Beira.

28 de janeiro de 2009

História colectiva escrita pelos alunos do 8ºA

A Guardiã do subsolo

Era uma vez, dois amigos, o Mokas e a Dourada. Viviam num vale encantado e pouco povoado. Todos os dias, iam apanhar amoras e cogumelos no meio do bosque.
Um dia, à tarde, quando iam para o bosque, encontraram uma Águia ferida e trataram dela. Passado uns dias, a águia recuperou e como era uma águia mágica, travou laços de amizade com as duas crianças. Encontraram-se dia após dia.
Mas uma vez, as duas crianças caíram num poço. A águia quando andava nas suas rondas viu o que aconteceu e foi espreitar como estavam. Quando lá chegou, o caso era pior do que aquilo que ela pensava, pois eles estavam presos num ramo que estava quase a cair. E acabaram mesmo por cair no fundo do poço, mas felizmente apenas ficaram com algumas nódoas negras. Eles encontraram uma abertura bastante inquietante e sinistra no fundo e, não podendo subir pelas pedras do poço, resolveram entrar nela. Repararam numa luz ao longe e avançaram chegando a uma espécie de caverna onde se encontrava um talhante, de avental, a cortar o que parecia carne. Então, dirigiram-se até ele e perguntaram-lhe onde estavam.
O homem, sorrindo maleficamente, disse-lhes que não sabia. Os dois meninos ficaram assustados e pensaram numa forma de sair dali. Sentiram uma ligeira corrente de ar que parecia vir da parte mais escura da caverna. Quando se dirigiam para lá, o Talhante começou a correr atrás deles com uma faca na mão. O Mokas e a Dourada começaram a gritar e a correr. O Talhante, furioso, perseguiu-os. Finalmente, encontraram uma saída que desembocou numa floresta do mais estranho que já tinham visto.
Podiam ver cogumelos voadores e plantas que pareciam vivas. Ao verem tudo isso, perguntaram-se que lugar seria aquele, com um rio de chocolate e árvores que pareciam ser de algodão doce. O Talhante, atrás deles, ganhava terreno, mas subitamente parou de forma inexplicável e começou a comer um pouco de tudo sem parar, não conseguindo resistir a tais delícias.
Aproveitando o que acontecera, as crianças aventuraram-se ainda mais na floresta. Ao longo daquela imensa fuga, por fim, encontraram um portal mágico, com uma luz intensa que quase os cegou. Dentro do portal conseguiram ver a sua amiga águia que lhes disse: “- Cá estão vocês, meus amigos! Tomei a liberdade de criar esta floresta para que pudessem fugir do Talhante, que na realidade é um homem muito mau que está condenado a viver nas profundezas da terra. Agora que estão livres, vou revelar-vos um grande segredo: Eu sou uma águia mágica e sou a guardiã do Talhante que por castigo deixei ficar submerso na solidão do poço. Agora, dei-lhe uma fome insaciável para vos ajudar a fugir, mas o feitiço está quase a acabar. Esta é a forma que encontrei para vos agradecer pelo que fizeram por mim, por terem sido bons e por não me terem matado.”
Entretanto o Talhante, ainda a mastigar, apareceu nas costas dos heróis ainda de faca na mão e com um ar feroz. Numa troca de olhares, a Dourada e o Mokas entenderam que só poderiam resolver o problema com luta. Quando se preparavam a enfrentar o horrível Talhante, uma luz muito forte pareceu cegar o atacante e as crianças sentiram-se a ser sugadas para o portal. Mais uma vez, a Águia mágica tinha, com um passe de magia, salvo Dourada e Mokas das garras do Talhante que ficou preso no submundo. Quanto às crianças acordaram milagrosamente na relva frente à sua casa na floresta.
Desde este dia, a sua casa transformou-se num pequeno hospital para animais onde todos os habitantes da floresta são bem-vindos e curados de graça, em honra da Águia mágica que os salvou.
Texto Colectivo da turma A do 8º ano (Janeiro 2009)