6 de outubro de 2010

A importância das Bibliotecas



O Mês de Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano com a temática " Diversidade, Desafio, Resiliência". Mas o que será isso de "resiliência"?
Fomos à Wikipédia e encontramos o seguinte: " a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, stresse, etc." Isto significa que cada um de nós, alunos, temos a capacidade de superar situações adversas. A biblioteca é o sítio onde podemos encontrar as ferramentas, os documentos que nos ajudam, todos os dias a superar os problemas que aparecem na escola e no nosso dia a dia.
Neste mês a nossa Biblioteca vai estar em festa e cheia de actividades para realizarmos com os nossos professores e nos intervalos: vamos ouvir poesia, Histórias e ver filmes, ler livros, ouvir música e fazer jogos de pista e quizz. E para finalizar o mês nada de melhor do que festejar o Halloween na nossa Biblioteca e transformá-la num antro de sabedoria aterradora!
Vem visitar-nos todos os dia e ver quais as novidades!

Os Bloggers da BE. de S.V.B

30 de setembro de 2010

Poema da Biblioteca

Todas as Histórias do Mundo



-Sou cheia de cavidades, conteúdos, somas

Tábuas paralelas segurando sonhos

Sou alta, larga, profunda - com glórias

Carrego das vidas todas as histórias



-Sou aquela que registra a própria civilização

Sou mais importante do que o pão

Sou forte, plena, cortejada e vaidosa

Sou cheia de luz em verso e prosa



-Tenho brilho por ter romance de alguém

Sou altamente cultural também

Sou a que guarda os tesouros da terra

O Reino das Palavras, na paz e na guerra



-Sou a que só se desfaz por acidente

Por incêndio - ou demente

Tenho páginas de rostos no meu Ser

Em belo acervo de aventura e prazer

....................................



-Sou a que é certa por linhas certas

O mundo mágico dos Poetas

SOU A MARAVILHOSA BIBLIOTECA

REINO DA FANTASIA PARA MENTES ABERTAS.


Silas Corrêa Leite

Regresso às aulas

Já está...acabaram-se as férias e já voltamos à azáfama do dia a dia escolar. O ano lectivo 2010-2011 vai certamente trazer-nos muitas novidades e actividades interessantes e toda a equipa da BE, constituída este ano pelos professores Alice Tomé, Elia Martins, Rosa Jorge, Emília Rodrigues, Cristina Cruz, Américo André e Maria do Céu Vaz e pelas assistentes operacionais Alzira António e Célia Francisco está pronta para atender a todos e tornar a tua Biblioteca um lugar interactivo,educativo interessante e divertido.
Desejamos a Todos um excelente ano lectivo e muitas boas leituras!!!
E para que leves o dia a sorrir aqui fica um miminho especial Bibliotecas e Bibliotecários...