BECRE DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO VICENTE DA BEIRA “Quem lê muito e anda muito, vai longe e sabe muito” (Cervantes, Miguel) “Gostar de ler é trocar horas de tédio por outras deliciosas” (Montesquieu, Baron de )
30 de setembro de 2010
Poema da Biblioteca
-Sou cheia de cavidades, conteúdos, somas
Tábuas paralelas segurando sonhos
Sou alta, larga, profunda - com glórias
Carrego das vidas todas as histórias
-Sou aquela que registra a própria civilização
Sou mais importante do que o pão
Sou forte, plena, cortejada e vaidosa
Sou cheia de luz em verso e prosa
-Tenho brilho por ter romance de alguém
Sou altamente cultural também
Sou a que guarda os tesouros da terra
O Reino das Palavras, na paz e na guerra
-Sou a que só se desfaz por acidente
Por incêndio - ou demente
Tenho páginas de rostos no meu Ser
Em belo acervo de aventura e prazer
....................................
-Sou a que é certa por linhas certas
O mundo mágico dos Poetas
SOU A MARAVILHOSA BIBLIOTECA
REINO DA FANTASIA PARA MENTES ABERTAS.
Silas Corrêa Leite
Regresso às aulas
Desejamos a Todos um excelente ano lectivo e muitas boas leituras!!!
E para que leves o dia a sorrir aqui fica um miminho especial Bibliotecas e Bibliotecários...
19 de maio de 2009
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA
Poema sobre os
1.
A criança
Toda a criança.
Seja de que raça for
Seja negra, branca, vermelha ou amarela,
Seja rapariga ou rapaz.
Fale a língua que falar,
Acredite no que acreditar,
Pense o que pensar,
Tenha nascido seja onde for,
Ela tem direito…
2.
…A ser para o homem a
Razão primeira da sua luta.
O homem vai proteger a criança
Com leis, ternura, cuidados
Que a tornem livre, feliz,
Pois só é livre, feliz
Quem pode deixar crescer
Um corpo são,
Quem pode deixar descobrir
Livremente
O coração
E o pensamento.
Este nascer e crescer e viver assim
Chama-se dignidade.
E em dignidade vamos
Querer que a criança
Nasça
Cresça,
Viva…
3.
E a criança nasce
E deve ter um nome
Que seja o sinal dessa dignidade.
Ao sol chamamos Sol
E à vida chamamos Vida
Uma criança terá o seu nome também.
E ela nasce numa terra determinada
Que a deve proteger.
Chamemos-lhe Pátria a essa aterra,
Mas chamemos-lhe antes Mundo…
4.
… E nesse mundo ela vai crescer:
Já a sua mãe teve o direito
A toda a assistência que assegura um nascer perfeito.
E, depois, a criança nascida,
Depois da hora radial do parto,
A criança deverá receber
Amor,
Alimentação
Casa,
Cuidados médicos,
O amor sereno de mãe e pai.
Rir,
Brincar,
Crescer,
Aprender a ser feliz…
5.
…Mas há crianças que nascem diferentes
E tudo devemos fazer para que isto não aconteça.
Vamos dar a essas crianças um amor maior ainda.
6.
E a criança nasceu
E a desabrochar como
Uma flor
Uma árvore,
Um pássaro,
E
Uma flor,
Um a árvore,
Um pássaro
Precisam de amor – a seiva da terra, a luz do sol.
De quanto amor a criança não precisará?
De quanto amor a criança não precisara?
De quanta segurança?
Os pais e todo o mundo que rodeia a criança
Vão participar na aventura
De uma vida que nasceu.
Maravilhosa aventura!
Mas se a criança não tem família?
Ela tê-la-á sempre: numa sociedade justa
Todos serão sua família.
Nunca mais haverá uma criança só
Infância nunca será solidão.
7.
E a criança vai aprender a crescer.
Todos temos de ajudar!
Todos!
Os pais, a escola, todos nós!
E vamos ajudá-la a descobrir-se a si própria
E aos outros.
Descobrir o seu mundo,
A sua força,
O seu amor,
Ela vai aprender a viver
Com ela própria
E com os outros:
Vai aprender a fraternidade,
A fazer fraternidade
Isto chama-se educar:
Saber isto é aprender a ensinar.
8.
Em situação de perigo
A criança, mais do que nunca,
Está sempre em primeiro lugar…
Será o sol que não se apaga
Com o nosso medo,
Com a nossa indiferença:
A criança apaga, por si só,
Medo e indiferença das nossas frontes…
9.
A criança é um mundo
Precioso
Raro
Que ninguém a roube,
A negoceie,
A explore
Sob qualquer pretexto.
Que ninguém se aproveite
Do trabalho da criança
Para seu próprio proveito.
São livres e frágeis as suas mãos,
Hoje:
Se as não magoarmos
Elas poderão continuar
Livres
E ser a força do mundo
Mesmo que frágeis continuem…
10.
A criança deve ser respeitada
Em suma,
Na dignidade do seu nascer,
Do seu crescer,
Sado seu viver.
Quem amar verdadeiramente a criança
Não poder
Á deixar de ser fraterno:
Uma criança não conhece fronteiras,
Nem raças
Nem classes sociais:
Ela é o sinal mais vivo do amor,
Embora, por vezes, nos possa parecer cruel.
Frágil e forte, ao mesmo tempo,
Ela é sempre a mão da própria vida
Que se nos estende, nos segura
E nos diz:
Sê digno de viver!
Olha em frente!
(Matilde Rosa Araújo)
No próximo dia 1 de Junho iremos celebrar mais um Dia Mundial da Criança, dia que se quer de alegria e de consciencialização do papel importante que as crianças têm na nossa sociedade, e da necessidade de preservar a sua segurança e permitir-lhes um correcto desenvolvimento das suas pessoas.
Para este efeito o nosso Agrupamento preparou várias actividades destinadas aos nossos alunos, mas também a toda a comunidade escolar.
Neste programa incluí-se a visita à escola sede da ilustre escritora e poetisa Matilde Rosa Araújo que virá inaugurar um painel com um décimo primeiro direito da criança, escrito pela escritora propositadamente para este evento.
Aqui fica o programa desse dia:
10h15- Boas Vindas;
- Poema de Matilde Rosa Araújo;
- Descerramento do painel pela mão da poetisa ;
- Apresentação de uma coreografia pelas crianças do Pré-escolar;
- Actuação de uma Encarregada de Educação.
11h00- demonstração por parte de agentes da protecção Civil (INEM, Bombeiros, Força especial de Bombeiros)
- Visita à exposição de trabalhos realizados no âmbito do Direitos da Criança.
12h00- "Á descoberta dos nossos direitos" jogo destinado aos alunos do ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
14h00- Simulacro apresentado pelo CDOS e ANPC.
14h30 - Largada de balões com mensagens alusivas à Criança.
-Lançamento aéreo de papéis e de mensagens alusivas à Criança.
15h00- Ateliers para as crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo.
Venha participar e festejar connosco o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA.
5 de maio de 2009
Cartaz Especial B.D. mês de Maio
Dia 6 de Maio: X-MEN (1)
Os X-Men são uma equipe de super-heróis de histórias em quadrinhos publicada nos Estados Unidos pela Marvel Comics. Criados por Stan Lee e Jack Kirby, estrearam em The X-Men #1, publicada em setembro de 1963.
Os X-Men são mutantes: humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade. Consequentemente, em suas histórias, vários homens comuns têm um intenso medo e/ou desconfiança dos mutantes (cientificamente chamados de Homo superior), que são vistos pelos cientistas em geral como o novo degrau da evolução humana. Logo, muitos os consideram uma ameaça à própria sociedade humana. Tensão esta exacerbada por mutantes que usam seus poderes para fins criminosos.
Para combater estes "mutantes malignos" (tais como Magneto e sua Irmandade de Mutantes) e promover a coexistência pacífica entre as duas raças, o benevolente Professor Charles Xavier, (ou Professor X, o milionário que é, secretamente, um dos maiores telepatas da Terra), fundou uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los em seu sonho de "harmonia inter-racial". Ocultando sua real intenção do restante do mundo sob a fachada do Instituto Xavier Para Jovens Super-Dotados, Charles deu, assim, início ao seu sonho.
As histórias dos X-Men contam com personagens de diversas etnias sendo, talvez, a revista em quadrinhos mais multicultural já publicada pela Marvel. Este aspecto foi introduzido quando o título, que havia sido cancelado, foi retomado nos anos 1970. Nesta década, o elenco (que contava apenas com mutantes americanos) foi diversificado, adicionando-se personagens da Alemanha, Irlanda, Canadá, União Soviética, Quênia e Japão. Personagens representando várias outras etnias e cenários culturais foram subsequentemente adicionados. As histórias também retratavam temas relacionados ao status das minorias, incluindo assimilação, tolerância e crenças na existência de uma "raça superior". (informação retirada da Wikipédia)

Dia 15 de Maio: Hellboy

Hellboy é um personagem de Histórias em Quadrinhos (banda desenhada) do mesmo nome, criada por Mike Mignola e editada nos Estados Unidos pela Dark Horse. No Brasil, já foram lançados várias revistas. Em Portugal, já foram lançados dois álbuns pela Devir.
Nascido nas profundezas do Inferno, Hellboy (ou, como é conhecido pelo seu nome verdadeiro, Anung un Rama) é um enorme ser de aspecto diabólico mas com um coração de ouro. Foi descoberto pelo Professor Trevor Bruttenholm ("Trevor Broom" no filme) nas ruínas de uma capela nas Ilhas Britânicas, após ter sido invocado do Inferno por uma ação conjunta de Rasputin e da Alemanha Nazista. Bruttenholm criou o pequeno demônio, ensinando-lhe a importância de ser humano, e treinou-o para combater as forças das trevas.
Ao atingir a maioridade, Hellboy passou a integrar o B.P.R.D. (Bureau for Paranormal Research and Defense) ao lado de figuras como Abe Sapien, Liz Sherman e Lobster Johnson. Suas aventuras combatendo o mal levam-no a viajar por todo o mundo enquanto enfrenta ameaças tão diversas como vampiros, lobisomens, fantasmas, monstros, antigos deuses da noite, ladrões de túmulos, golens, e finalmente, os mais importantes dos seus inimigos: um grupo de Nazistas (que sobreviveu até hoje numa câmara criogênica) e o espírito imortal de Rasputin, que assombra Hellboy com revelações sobre o seu verdadeiro propósito e o seu destino de destruir o mundo que tanto ama.

Dia 29 de Maio: Astérix e Obélix nos Jogos Olímpicos
Astérix e Obélix embarcam numa nova aventura onde terão que vencer os Jogos Olímpicos para que o jovem gaulês, Apaixonadix, possa casar com a Princesa Irina e derrotar o terrível Brutus que está, ele também, pronto a usar todos os estratagemas para ganhar os Jogos Olímpicos e livrar-se do seu pai: Júlio César.
Semana da Banda Desenhada

De 4 a 8 de Maio, está vigente uma exposição de Banda Desenha, com cerca de 70 obras expostas no espaço da Biblioteca. Autores como René Goscinny, Uderzo,Hergé, Franquin, Quino podem ser conhecidos e "revisitados". Irão ainda decorrer dois concursos de desenho: Um de banda desenhada e um de cartoon. Os alunos poderão entregar os seus trabalhos até ao dia 12 na Biblioteca da escola.
18 de março de 2009
21 de Março: Dia da árvore e dia Mundial da poesia
Cada árvore é um ser para ser em nós
Cada árvore é um ser para ser em nós
Para ver uma árvore não basta vê-a
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscente
uma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo
mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses
(António Ramos Rosa)
Da árvore nasce o papel e no papel se escrevem as palavras...O dia 21 de Março, além de simbolizar o início oficial da Primavera, é também o dia onde se homenageia a árvore. E que melhor maneira de o fazer do que pela poesia?
Pois é: inúmeros poetas célebres escreveram sobre este tema e, nas Comemorações do Dia da Árvore de 1979, publicou-se em Portugal uma antologia poética intitulada "Poesia da Árvore", que se deveu ao trabalho de compilação e recolha de textos do Eng. Silvicultor Resina Rodrigues e foi patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura, pelo Instituto dos Produtos Florestais e pelo Fundo de Fomento de Exportação. Existem apenas 10.000 exemplares deste livro de 97 páginas e inclui poemas de uma vasta lista de autores, tais como: D. Dinis, Camões, Frei Agostinho da Cruz, Marquesa de Alorna, Guerra Junqueiro, Conde de Monsaraz, Eugénio de Castro, António Ramos Rosa, Teixeira de Pascoaes, João de Barros, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Vitorino Nemésio, Francisco Bugalho, António Gedeão, Miguel Torga, Sebastião da Gama, entre outros. Hoje em dia praticamente só encontrarás este livro raro no Instituto dos Produtos Florestais, o que é uma pena.
Vamos então aqui deixar três desafios aos alunos, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de São Vicente da Beira:
Primeiro desafio "dia da árvore" : Vão tornar-se POETAS e escrever um poema da vossa autoria sobre a árvore e depois entrega-lo na Biblioteca do Agrupamento ou via email (ao cuidado da Biblioteca Escolar) até ao dia 26 de Março de 2009 ( Não esquecer de identificar o nome e a turma)
Segundo desafio "Dia da poesia": Vão tentar identificar os poetas que escreveram os lindos poemas que abaixo se seguem e entregar/enviar a vossa resposta para a Biblioteca/email da escola, sem esquecer claro a devida identificação!
Terceiro Desafio: Respondam à SONDAGEM sobre poesia que encontrarão em final de página do Blogue.
Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo tem lá dentro um passarinho
Novo.
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar…
Poema 2- O SONHO
Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.
Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
Com a mesma alegria,
o que é do dia-a-dia.
Chegamos? Não chegamos?
-Partimos. Vamos. Somos.
POEMA 3
Embora os meus olhos sejam
os mais pequenos do mundo
o que importa é que eles vejam
o que os homens são no fundo.
Não é só na grande terra
que os poetas cantam bem:
os rouxinóis são da serra
e cantam como ninguém
Ser artista é ser alguém!
Que bonito é ser artista…
Ver as coisas mais além
do que alcança a nossa vista!
POEMA 4 - ABAIXO O MISTÉRIO DA POESIA
Enquanto houver um homem caído de bruços no passeio
E um sargento que lhe volta o corpo com a ponta do pé
Para ver quem é,
Enquanto o sangue gorgolejar das artérias abertas
E correr pelos interstícios das pedras, pressuroso e vivo como vermelhas minhocas
Despertas;
Enquanto as crianças de olhos lívidos e redondos como luas,
Órfãos de pais e mães,
Andarem acossados pelas ruas
Como matilhas de cães;
Enquanto as aves tiverem de interromper o seu canto
Com o coraçãozinho débil a saltar-lhes do peito fremente,
Num silêncio de espanto
Rasgado pelo grito da sereia estridente;
Enquanto o grande pássaro de fogo e alumínio
Cobrir o mundo com a sombra escaldante das suas asas
Amassando na mesma lama de extermínio
Os ossos dos homens e as traves das suas casas;
Enquanto tudo isso acontecer, e o mais que se não diz por ser verdade,
Enquanto for preciso lutar até ao desespero da agonia,
O poeta escreverá com alcatrão nos muros da cidade
SEMANA DA LEITURA 2009
“Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia.”
(Autor: John F Kennedy)
Decorreu na semana de 2 a 6 de Março mais uma semana da leitura. As actividades, a decorrerem na Biblioteca e no Ginásio da escola sede, foram variadas e dirigidas a todas as camadas etárias que constituem a população escola:
Dia 2 - Das 13h15 às 16h30 Jogo de pistas para os alunos do 3º Ciclo
Dia 3 - Das 9h15 às 11h - Jogo de pistas para os alunos do 2º ciclo / 14H30 – Actuação do Grupo Teatral Pouco Siso: “O Mestre Gil” destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico).
Dia 4 – a partir das 10h15- Leitura para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Básico de livros do Plano Nacional de Leitura/ 14h00- Actividades na Biblioteca ”Traz um livro também”: duas horas de leitura com a participação dos alunos, pais, familiares e amigos disponíveis.
Dia 5 - 10h15- Leitura para o pré-escolar e actividades de ilustração num atelier de desenho/14h00- Especial tarde BD com a projecção do filme “Astérix e os Viking”
Dia 6 - 11h- Concurso de criatividade: “Cria o teu próprio marcador de páginas / 15h00 – Representação teatral do conto “ O rapaz de bronze” pelos alunos do Clube de Teatro da escola sede.
Foram ainda premiados pela sua participação no jogo de pista sobre a Biblioteca (3º Ciclo):
No 7ºA- Fernando Nunes e Rúben Martins. No 8ºA – Liliana Barata, Stéphanie Duarte, Vanessa Hipólito, Alícia Mateus e Jaime Carvalho.
No Jogo de Pistas sobre a Obra de Fernando Pessoa, as equipas vencedoras foram as seguintes: 7ºB – Paula e Débora / 8ºA – Guilherme, Marco Pereira, Roberto e João Santos
No jogo de Pistas sobre a Colectânea “Uma aventura…” venceram no 6ºA os alunos Ricardo, Rodrigo, José Luís e Carlos. Na turma do 5ºA venceu a equipa constituída pela Rita, Filipe, Lúcia e Sandra.
25 de fevereiro de 2009
EXPOSIÇÃO SOBRE A ÉPOCA MEDIEVAL
Os alunos da turma A do 5º ano, ainda realizaram um concurso de castelos medievais. Todos os colegas da escola foram convidados a votar no seu castelo preferido.

