30 de setembro de 2010

Poema da Biblioteca

Todas as Histórias do Mundo



-Sou cheia de cavidades, conteúdos, somas

Tábuas paralelas segurando sonhos

Sou alta, larga, profunda - com glórias

Carrego das vidas todas as histórias



-Sou aquela que registra a própria civilização

Sou mais importante do que o pão

Sou forte, plena, cortejada e vaidosa

Sou cheia de luz em verso e prosa



-Tenho brilho por ter romance de alguém

Sou altamente cultural também

Sou a que guarda os tesouros da terra

O Reino das Palavras, na paz e na guerra



-Sou a que só se desfaz por acidente

Por incêndio - ou demente

Tenho páginas de rostos no meu Ser

Em belo acervo de aventura e prazer

....................................



-Sou a que é certa por linhas certas

O mundo mágico dos Poetas

SOU A MARAVILHOSA BIBLIOTECA

REINO DA FANTASIA PARA MENTES ABERTAS.


Silas Corrêa Leite

Regresso às aulas

Já está...acabaram-se as férias e já voltamos à azáfama do dia a dia escolar. O ano lectivo 2010-2011 vai certamente trazer-nos muitas novidades e actividades interessantes e toda a equipa da BE, constituída este ano pelos professores Alice Tomé, Elia Martins, Rosa Jorge, Emília Rodrigues, Cristina Cruz, Américo André e Maria do Céu Vaz e pelas assistentes operacionais Alzira António e Célia Francisco está pronta para atender a todos e tornar a tua Biblioteca um lugar interactivo,educativo interessante e divertido.
Desejamos a Todos um excelente ano lectivo e muitas boas leituras!!!
E para que leves o dia a sorrir aqui fica um miminho especial Bibliotecas e Bibliotecários...


19 de maio de 2009

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Poema sobre os direitos da criança

1.

A criança

Toda a criança.

Seja de que raça for

Seja negra, branca, vermelha ou amarela,

Seja rapariga ou rapaz.

Fale a língua que falar,

Acredite no que acreditar,

Pense o que pensar,

Tenha nascido seja onde for,

Ela tem direito…

2.

…A ser para o homem a

Razão primeira da sua luta.

O homem vai proteger a criança

Com leis, ternura, cuidados

Que a tornem livre, feliz,

Pois só é livre, feliz

Quem pode deixar crescer

Um corpo são,

Quem pode deixar descobrir

Livremente

O coração

E o pensamento.

Este nascer e crescer e viver assim

Chama-se dignidade.

E em dignidade vamos

Querer que a criança

Nasça

Cresça,

Viva…

3.

E a criança nasce

E deve ter um nome

Que seja o sinal dessa dignidade.

Ao sol chamamos Sol

E à vida chamamos Vida

Uma criança terá o seu nome também.

E ela nasce numa terra determinada

Que a deve proteger.

Chamemos-lhe Pátria a essa aterra,

Mas chamemos-lhe antes Mundo…

4.

… E nesse mundo ela vai crescer:

Já a sua mãe teve o direito

A toda a assistência que assegura um nascer perfeito.

E, depois, a criança nascida,

Depois da hora radial do parto,

A criança deverá receber

Amor,

Alimentação

Casa,

Cuidados médicos,

O amor sereno de mãe e pai.

Rir,

Brincar,

Crescer,

Aprender a ser feliz…

5.

…Mas há crianças que nascem diferentes

E tudo devemos fazer para que isto não aconteça.

Vamos dar a essas crianças um amor maior ainda.

6.

E a criança nasceu

E a desabrochar como

Uma flor

Uma árvore,

Um pássaro,

E

Uma flor,

Um a árvore,

Um pássaro

Precisam de amor – a seiva da terra, a luz do sol.

De quanto amor a criança não precisará?

De quanto amor a criança não precisara?

De quanta segurança?

Os pais e todo o mundo que rodeia a criança

Vão participar na aventura

De uma vida que nasceu.

Maravilhosa aventura!

Mas se a criança não tem família?

Ela tê-la-á sempre: numa sociedade justa

Todos serão sua família.

Nunca mais haverá uma criança só

Infância nunca será solidão.

7.

E a criança vai aprender a crescer.

Todos temos de ajudar!

Todos!

Os pais, a escola, todos nós!

E vamos ajudá-la a descobrir-se a si própria

E aos outros.

Descobrir o seu mundo,

A sua força,

O seu amor,

Ela vai aprender a viver

Com ela própria

E com os outros:

Vai aprender a fraternidade,

A fazer fraternidade

Isto chama-se educar:

Saber isto é aprender a ensinar.

8.

Em situação de perigo

A criança, mais do que nunca,

Está sempre em primeiro lugar…

Será o sol que não se apaga

Com o nosso medo,

Com a nossa indiferença:

A criança apaga, por si só,

Medo e indiferença das nossas frontes…

9.

A criança é um mundo

Precioso

Raro

Que ninguém a roube,

A negoceie,

A explore

Sob qualquer pretexto.

Que ninguém se aproveite

Do trabalho da criança

Para seu próprio proveito.

São livres e frágeis as suas mãos,

Hoje:

Se as não magoarmos

Elas poderão continuar

Livres

E ser a força do mundo

Mesmo que frágeis continuem…

10.

A criança deve ser respeitada

Em suma,

Na dignidade do seu nascer,

Do seu crescer,

Sado seu viver.

Quem amar verdadeiramente a criança

Não poder

Á deixar de ser fraterno:

Uma criança não conhece fronteiras,

Nem raças

Nem classes sociais:

Ela é o sinal mais vivo do amor,

Embora, por vezes, nos possa parecer cruel.

Frágil e forte, ao mesmo tempo,

Ela é sempre a mão da própria vida

Que se nos estende, nos segura

E nos diz:

Sê digno de viver!

Olha em frente!

(Matilde Rosa Araújo)


No próximo dia 1 de Junho iremos celebrar mais um Dia Mundial da Criança, dia que se quer de alegria e de consciencialização do papel importante que as crianças têm na nossa sociedade, e da necessidade de preservar a sua segurança e permitir-lhes um correcto desenvolvimento das suas pessoas.
Para este efeito o nosso Agrupamento preparou várias actividades destinadas aos nossos alunos, mas também a toda a comunidade escolar.
Neste programa incluí-se a visita à escola sede da ilustre escritora e poetisa Matilde Rosa Araújo que virá inaugurar um painel com um décimo primeiro direito da criança, escrito pela escritora propositadamente para este evento.

Aqui fica o programa desse dia:

10h15- Boas Vindas;
- Poema de Matilde Rosa Araújo;
- Descerramento do painel pela mão da poetisa ;
- Apresentação de uma coreografia pelas crianças do Pré-escolar;
- Actuação de uma Encarregada de Educação.
11h00- demonstração por parte de agentes da protecção Civil (INEM, Bombeiros, Força especial de Bombeiros)
- Visita à exposição de trabalhos realizados no âmbito do Direitos da Criança.
12h00- "Á descoberta dos nossos direitos" jogo destinado aos alunos do ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.
14h00- Simulacro apresentado pelo CDOS e ANPC.
14h30 - Largada de balões com mensagens alusivas à Criança.
-Lançamento aéreo de papéis e de mensagens alusivas à Criança.
15h00- Ateliers para as crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo.

Venha participar e festejar connosco o DIA MUNDIAL DA CRIANÇA.

5 de maio de 2009

Cartaz Especial B.D. mês de Maio

Especialmente dedicado à Banda Desenhada, o cartaz do mês de Maio terá filmes totalmente orientados para a transposição da Banda Desenhada ao grande ecrã.

A saga dos X-Men foi uma das nossas escolhas para as duas primeiras semanas. A Marvel, editora de referência de Banda Desenhada, tem contribuído, através do cinema, para a divulgação de heróis dos anos 60 e 70, que ainda fazem as delícias dos mais jovens, mas também dos mais crescidos.


As sessões decorrerão sempre às 14 horas.

Dia 6 de Maio: X-MEN (1)

Os X-Men são uma equipe de super-heróis de histórias em quadrinhos publicada nos Estados Unidos pela Marvel Comics. Criados por Stan Lee e Jack Kirby, estrearam em The X-Men #1, publicada em setembro de 1963.

Os X-Men são mutantes: humanos que, como resultado de um súbito salto evolucionário, nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade. Consequentemente, em suas histórias, vários homens comuns têm um intenso medo e/ou desconfiança dos mutantes (cientificamente chamados de Homo superior), que são vistos pelos cientistas em geral como o novo degrau da evolução humana. Logo, muitos os consideram uma ameaça à própria sociedade humana. Tensão esta exacerbada por mutantes que usam seus poderes para fins criminosos.

Para combater estes "mutantes malignos" (tais como Magneto e sua Irmandade de Mutantes) e promover a coexistência pacífica entre as duas raças, o benevolente Professor Charles Xavier, (ou Professor X, o milionário que é, secretamente, um dos maiores telepatas da Terra), fundou uma academia para treinar jovens mutantes e doutriná-los em seu sonho de "harmonia inter-racial". Ocultando sua real intenção do restante do mundo sob a fachada do Instituto Xavier Para Jovens Super-Dotados, Charles deu, assim, início ao seu sonho.

As histórias dos X-Men contam com personagens de diversas etnias sendo, talvez, a revista em quadrinhos mais multicultural já publicada pela Marvel. Este aspecto foi introduzido quando o título, que havia sido cancelado, foi retomado nos anos 1970. Nesta década, o elenco (que contava apenas com mutantes americanos) foi diversificado, adicionando-se personagens da Alemanha, Irlanda, Canadá, União Soviética, Quênia e Japão. Personagens representando várias outras etnias e cenários culturais foram subsequentemente adicionados. As histórias também retratavam temas relacionados ao status das minorias, incluindo assimilação, tolerância e crenças na existência de uma "raça superior". (informação retirada da Wikipédia)




Dia 8 de Maio: X-Men 2

Dia 13 de Maio: X-Men - Confronto Final

Dia 15 de Maio: Hellboy

Hellboy
é um personagem de Histórias em Quadrinhos (banda desenhada) do mesmo nome, criada por Mike Mignola e editada nos Estados Unidos pela Dark Horse. No Brasil, já foram lançados várias revistas. Em Portugal, já foram lançados dois álbuns pela Devir.

Nascido nas profundezas do Inferno, Hellboy (ou, como é conhecido pelo seu nome verdadeiro, Anung un Rama) é um enorme ser de aspecto diabólico mas com um coração de ouro. Foi descoberto pelo Professor Trevor Bruttenholm ("Trevor Broom" no filme) nas ruínas de uma capela nas Ilhas Britânicas, após ter sido invocado do Inferno por uma ação conjunta de Rasputin e da Alemanha Nazista. Bruttenholm criou o pequeno demônio, ensinando-lhe a importância de ser humano, e treinou-o para combater as forças das trevas.

Ao atingir a maioridade, Hellboy passou a integrar o B.P.R.D. (Bureau for Paranormal Research and Defense) ao lado de figuras como Abe Sapien, Liz Sherman e Lobster Johnson. Suas aventuras combatendo o mal levam-no a viajar por todo o mundo enquanto enfrenta ameaças tão diversas como vampiros, lobisomens, fantasmas, monstros, antigos deuses da noite, ladrões de túmulos, golens, e finalmente, os mais importantes dos seus inimigos: um grupo de Nazistas (que sobreviveu até hoje numa câmara criogênica) e o espírito imortal de Rasputin, que assombra Hellboy com revelações sobre o seu verdadeiro propósito e o seu destino de destruir o mundo que tanto ama.

Dia 20 de Maio: Ghost Rider

Dia 22 de Maio: Homem de Ferro



Dia 27 de Maio: Quarteto fantástico 1

Dia 29 de Maio: Astérix e Obélix nos Jogos Olímpicos

Astérix e Obélix embarcam numa nova aventura onde terão que vencer os Jogos Olímpicos para que o jovem gaulês, Apaixonadix, possa casar com a Princesa Irina e derrotar o terrível Brutus que está, ele também, pronto a usar todos os estratagemas para ganhar os Jogos Olímpicos e livrar-se do seu pai: Júlio César.

Semana da Banda Desenhada


De 4 a 8 de Maio, está vigente uma exposição de Banda Desenha, com cerca de 70 obras expostas no espaço da Biblioteca. Autores como René Goscinny, Uderzo,Hergé, Franquin, Quino podem ser conhecidos e "revisitados". Irão ainda decorrer dois concursos de desenho: Um de banda desenhada e um de cartoon. Os alunos poderão entregar os seus trabalhos até ao dia 12 na Biblioteca da escola.

18 de março de 2009

21 de Março: Dia da árvore e dia Mundial da poesia


Cada árvore é um ser para ser em nós


Cada árvore é um ser para ser em nós

Para ver uma árvore não basta vê-a
a árvore é uma lenta reverência
uma presença reminiscente
uma habitação perdida
e encontrada
À sombra de uma árvore
o tempo já não é o tempo

mas a magia de um instante que começa sem fim
a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas
e de sombras interiores
nós habitamos a árvore com a nossa respiração
com a da árvore
com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses

(António Ramos Rosa)


Da árvore nasce o papel e no papel se escrevem as palavras...O dia 21 de Março, além de simbolizar o início oficial da Primavera, é também o dia onde se homenageia a árvore. E que melhor maneira de o fazer do que pela poesia?

Pois é: inúmeros poetas célebres escreveram sobre este tema e, nas Comemorações do Dia da Árvore de 1979, publicou-se em Portugal uma antologia poética intitulada "Poesia da Árvore", que se deveu ao trabalho de compilação e recolha de textos do Eng. Silvicultor Resina Rodrigues e foi patrocinada pela Secretaria de Estado da Cultura, pelo Instituto dos Produtos Florestais e pelo Fundo de Fomento de Exportação. Existem apenas 10.000 exemplares deste livro de 97 páginas e inclui poemas de uma vasta lista de autores, tais como: D. Dinis, Camões, Frei Agostinho da Cruz, Marquesa de Alorna, Guerra Junqueiro, Conde de Monsaraz, Eugénio de Castro, António Ramos Rosa, Teixeira de Pascoaes, João de Barros, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Vitorino Nemésio, Francisco Bugalho, António Gedeão, Miguel Torga, Sebastião da Gama, entre outros. Hoje em dia praticamente só encontrarás este livro raro no Instituto dos Produtos Florestais, o que é uma pena.



Vamos então aqui deixar três desafios aos alunos, professores e funcionários do Agrupamento de Escolas de São Vicente da Beira:

Primeiro desafio "dia da árvore" : Vão tornar-se POETAS e escrever um poema da vossa autoria sobre a árvore e depois entrega-lo na Biblioteca do Agrupamento ou via email (ao cuidado da Biblioteca Escolar) até ao dia 26 de Março de 2009 ( Não esquecer de identificar o nome e a turma)


Segundo desafio "Dia da poesia": Vão tentar identificar os poetas que escreveram os lindos poemas que abaixo se seguem e entregar/enviar a vossa resposta para a Biblioteca/email da escola, sem esquecer claro a devida identificação!


Terceiro Desafio: Respondam à SONDAGEM sobre poesia que encontrarão em final de página do Blogue.



Poema 1- SEGREDO

Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo tem lá dentro um passarinho
Novo.

Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar…




Poema 2- O SONHO

Pelo sonho é que vamos,
Comovidos e mudos.
Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não frutos,
Pelo Sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
Que talvez não teremos.

Basta que a alma demos,

Com a mesma alegria,

o que é do dia-a-dia.

Chegamos? Não chegamos?

-Partimos. Vamos. Somos.


POEMA 3



Embora os meus olhos sejam

os mais pequenos do mundo

o que importa é que eles vejam

o que os homens são no fundo.

Não é só na grande terra
que os poetas cantam bem:
os rouxinóis são da serra
e cantam como ninguém

Ser artista é ser alguém!
Que bonito é ser artista…
Ver as coisas mais além
do que alcança a nossa vista!



POEMA 4 - ABAIXO O MISTÉRIO DA POESIA



Enquanto houver um homem caído de bruços no passeio
E um sargento que lhe volta o corpo com a ponta do pé
Para ver quem é,
Enquanto o sangue gorgolejar das artérias abertas
E correr pelos interstícios das pedras, pressuroso e vivo como vermelhas minhocas
Despertas;
Enquanto as crianças de olhos lívidos e redondos como luas,
Órfãos de pais e mães,
Andarem acossados pelas ruas
Como matilhas de cães;
Enquanto as aves tiverem de interromper o seu canto
Com o coraçãozinho débil a saltar-lhes do peito fremente,
Num silêncio de espanto
Rasgado pelo grito da sereia estridente;
Enquanto o grande pássaro de fogo e alumínio
Cobrir o mundo com a sombra escaldante das suas asas
Amassando na mesma lama de extermínio
Os ossos dos homens e as traves das suas casas;
Enquanto tudo isso acontecer, e o mais que se não diz por ser verdade,
Enquanto for preciso lutar até ao desespero da agonia,
O poeta escreverá com alcatrão nos muros da cidade



SEMANA DA LEITURA 2009



“Amar a leitura é trocar horas de fastio por hor
as de inefável e deliciosa companhia.”
(Autor: John F Kennedy)





Decorreu na semana de 2 a 6 de Março mais uma semana da leitura. As actividades, a decorrerem na Biblioteca e no Ginásio da escola sede, foram variadas e dirigidas a todas as camadas etárias que constituem a população escola:

Dia 2 - Das 13h15 às 16h30 Jogo de pistas para os alunos do 3º Ciclo

Dia 3 - Das 9h15 às 11h - Jogo de pistas para os alunos do 2º ciclo / 14H30 – Actuação do Grupo Teatral Pouco Siso: “O Mestre Gil” destinado aos alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico).





Dia 4 – a partir das 10h15- Leitura para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Básico de livros do Plano Nacional de Leitura/ 14h00- Actividades na Biblioteca ”Traz um livro também”: duas horas de leitura com a participação dos alunos, pais, familiares e amigos disponíveis.


Dia 5 - 10h15- Leitura para o pré-escolar e actividades de ilustração num atelier de desenho/14h00- Especial tarde BD com a projecção do filme “Astérix e os Viking”











Dia 6 - 11h- Concurso de criatividade: “Cria o teu próprio marcador de páginas / 15h00 – Representação teatral do conto “ O rapaz de bronze” pelos alunos do Clube de Teatro da escola sede.











Foram ainda premiados pela sua participação no jogo de pista sobre a Biblioteca (3º Ciclo):


No 7ºA- Fernando Nunes e Rúben Martins. No 8ºA – Liliana Barata, Stéphanie Duarte, Vanessa Hipólito, Alícia Mateus e Jaime Carvalho.


No Jogo de Pistas sobre a Obra de Fernando Pessoa, as equipas vencedoras foram as seguintes: 7ºB – Paula e Débora / 8ºA – Guilherme, Marco Pereira, Roberto e João Santos

No jogo de Pistas sobre a Colectânea “Uma aventura…” venceram no 6ºA os alunos Ricardo, Rodrigo, José Luís e Carlos. Na turma do 5ºA venceu a equipa constituída pela Rita, Filipe, Lúcia e Sandra.




25 de fevereiro de 2009

EXPOSIÇÃO SOBRE A ÉPOCA MEDIEVAL






A Biblioteca apresentou aos seus utentes, na semana de 16 a 20 de Fevereiro, uma exposição de livros e materiais audiovisuais ligados à época medieval. Os alunos puderam folhear livros, ouvir músicas medievais, ler e ouvir contos e lendas, navegar em sites de jogos com personagens medievais e os mais pequenos puderam ainda realizar actividades de construção de figuras em papel e plasticina/gesso como princesas, reis e cavaleiros ou ainda pintar imagens de bobos, rainhas, castelos, etc. Um questionário permitiu aos mais crescidos porem à prova os seus conhecimentos sobre a época. Esta exposição surgiu no sentido de enquadrar o tema escolhido para o Carnaval deste ano:”A época Medieval” e que teve o seu ponto culminante com o desfile das escolas em Castelo Branco, no dia 20.
Os alunos da turma A do 5º ano, ainda realizaram um concurso de castelos medievais. Todos os colegas da escola foram convidados a votar no seu castelo preferido.