31 de janeiro de 2009

3º ano vence concurso do Forum de Castelo Branco


O Centro Comercial Forum Castelo Branco desafiou, em Dezembro as escolas do 1.º ciclo do concelho a escrever e ilustrar a mais bonita história de Natal no âmbito do concurso de escolas “Magia do Faz de Conta” . Os trabalhos estiveram expostos durante vários dias no centro comercial, na época natalícia.
A nossa Escola Básica Integrada de São Vicente da Beira foi a feliz vencedora. O trabalho, apresentado em três dimensões pelos alunos do 3º ano do 1º Ciclo, conquistou a preferência do júri do concurso. Por isso a nossa escola recebeu na passada quinta feira, 28 de Janeiro, a Biblioteca Mágica, construída com os livros oferecidos pelos visitantes do Forum e a Porto Editora.
O livro “Gui e a descoberta da magia do faz de conta”, oferecido pelo Pai Natal, convidou as crianças a colocarem livros novos ou usados nas Bibliotecas Mágicas, que agora estão disponíveis para serem lidos na BECRE da nossa escola de S. Vicente da Beira.

28 de janeiro de 2009

História colectiva escrita pelos alunos do 8ºA

A Guardiã do subsolo

Era uma vez, dois amigos, o Mokas e a Dourada. Viviam num vale encantado e pouco povoado. Todos os dias, iam apanhar amoras e cogumelos no meio do bosque.
Um dia, à tarde, quando iam para o bosque, encontraram uma Águia ferida e trataram dela. Passado uns dias, a águia recuperou e como era uma águia mágica, travou laços de amizade com as duas crianças. Encontraram-se dia após dia.
Mas uma vez, as duas crianças caíram num poço. A águia quando andava nas suas rondas viu o que aconteceu e foi espreitar como estavam. Quando lá chegou, o caso era pior do que aquilo que ela pensava, pois eles estavam presos num ramo que estava quase a cair. E acabaram mesmo por cair no fundo do poço, mas felizmente apenas ficaram com algumas nódoas negras. Eles encontraram uma abertura bastante inquietante e sinistra no fundo e, não podendo subir pelas pedras do poço, resolveram entrar nela. Repararam numa luz ao longe e avançaram chegando a uma espécie de caverna onde se encontrava um talhante, de avental, a cortar o que parecia carne. Então, dirigiram-se até ele e perguntaram-lhe onde estavam.
O homem, sorrindo maleficamente, disse-lhes que não sabia. Os dois meninos ficaram assustados e pensaram numa forma de sair dali. Sentiram uma ligeira corrente de ar que parecia vir da parte mais escura da caverna. Quando se dirigiam para lá, o Talhante começou a correr atrás deles com uma faca na mão. O Mokas e a Dourada começaram a gritar e a correr. O Talhante, furioso, perseguiu-os. Finalmente, encontraram uma saída que desembocou numa floresta do mais estranho que já tinham visto.
Podiam ver cogumelos voadores e plantas que pareciam vivas. Ao verem tudo isso, perguntaram-se que lugar seria aquele, com um rio de chocolate e árvores que pareciam ser de algodão doce. O Talhante, atrás deles, ganhava terreno, mas subitamente parou de forma inexplicável e começou a comer um pouco de tudo sem parar, não conseguindo resistir a tais delícias.
Aproveitando o que acontecera, as crianças aventuraram-se ainda mais na floresta. Ao longo daquela imensa fuga, por fim, encontraram um portal mágico, com uma luz intensa que quase os cegou. Dentro do portal conseguiram ver a sua amiga águia que lhes disse: “- Cá estão vocês, meus amigos! Tomei a liberdade de criar esta floresta para que pudessem fugir do Talhante, que na realidade é um homem muito mau que está condenado a viver nas profundezas da terra. Agora que estão livres, vou revelar-vos um grande segredo: Eu sou uma águia mágica e sou a guardiã do Talhante que por castigo deixei ficar submerso na solidão do poço. Agora, dei-lhe uma fome insaciável para vos ajudar a fugir, mas o feitiço está quase a acabar. Esta é a forma que encontrei para vos agradecer pelo que fizeram por mim, por terem sido bons e por não me terem matado.”
Entretanto o Talhante, ainda a mastigar, apareceu nas costas dos heróis ainda de faca na mão e com um ar feroz. Numa troca de olhares, a Dourada e o Mokas entenderam que só poderiam resolver o problema com luta. Quando se preparavam a enfrentar o horrível Talhante, uma luz muito forte pareceu cegar o atacante e as crianças sentiram-se a ser sugadas para o portal. Mais uma vez, a Águia mágica tinha, com um passe de magia, salvo Dourada e Mokas das garras do Talhante que ficou preso no submundo. Quanto às crianças acordaram milagrosamente na relva frente à sua casa na floresta.
Desde este dia, a sua casa transformou-se num pequeno hospital para animais onde todos os habitantes da floresta são bem-vindos e curados de graça, em honra da Águia mágica que os salvou.
Texto Colectivo da turma A do 8º ano (Janeiro 2009)

5 de janeiro de 2009

Um excelente 2009!

Um novo ano iniciou e um novo período está à porta. Desejamos a todos os nossos leitores e aos seus familiares que este ano de 2009 esteja repleto de óptimas leituras, alegrias, felicidades e boa disposição. Estes são os votos de esperança de toda a equipa da nossa BE/CRE.


Iniciamos este 2º período com o cartaz cinematográfico para o mês de Janeiro. Os alunos poderão ver à quarta-feira, e ao longo do mês, os seguintes filmes:

Dia 7 de Janeiro : "A bússola Dourada" adaptado do 1º livro da trilogia "Fronteiras do Universo" , de Philip Pullman, conta a história de um mundo paralelo ao nosso, onde o Norte é comandado por bruxas, onde ursos polares gigantes são guerreiros, onde cada pessoa tem o seu "daemon" (uma espécie de espírito animal) e o mundo é comandado pelo Magistério , que só tem medo de uma coisa que possa atrapalhar os seus planos, a bússola de ouro, e da criança destinada a ela, Lira. Existirão outros mundos diferentes deste? Isso é outra aventura.
Poderás encontrar e requisitar os três livros da trilogia aqui na tua Biblioteca.

Dia 14 de Janeiro : " O segredo de Terabítia", adaptação cinematográfica do bestseller de Katerine Paterson conta a história de dois novos amigos, com dificuldades de integração na escola, que criam um mundo secreto habitado por ogres, gigantes e outras fantásticas criaturas...Esta é uma história sobre a importância da amizade e do infinito poder da imaginação.

Dia 21 de Janeiro : " Eragon", adaptação da obra de Christopher Paolini, que poderás encontrar na nossa Biblioteca, conta a história de um jovem adolescente que descobre uma misteriosa pedra azul que é, na realidade, o ovo de um dragão. A partir desse dia a vida dele irá mudar totalmente e ele viverá uma maravilhosa aventura para salvar o reino da sombra e da tirania do maléfico rei Galbatorix.

Dia 28 de Janeiro : " Astérix e os Vikings", adaptação da banda Desenhada de René Goscinny e Albert Uderzo. É mais uma aventura à gaulesa para Astérix e Obélix, no reino dos Vikings. E estes Vikings são loucos!!!